Educação - Quinta-feira, 26 de Abril de 2012

CÂMARA APROVA CONVÊNIO PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ESPORTE SOCIAL

por: Maércio Garbelotti A presidência da Câmara Municipal de Fartura acatou pedido do prefeito Paulo Amamura e convocou sessão extraordinária para a manhã da última quinta-feira, com a finalidade de apreciar em regime de urgência o Projeto de Lei 24/12. Aprovado por unanimidade, o projeto de lei em questão dispõe sobre autorização do Legislativo para o Executivo firmar convênio com Secretaria de Esporte Lazer e Juventude, objetivando a implantação do projeto Esporte Social. O convênio prevê o repasse de recursos para custear o pagamento dos profissionais envolvidos, normalmente dois professores de educação física – um coordenador e um auxiliar – e de um monitor esportivo. Mas o ofício de encaminhamento do projeto não detalha esse dado e nem indica o valor do convênio. Também normalmente, como contrapartida, a Prefeitura é obrigada a fornecer toda a infraestrutura necessária para o bom funcionamento do projeto, além de material esportivo e lanches sempre que for necessário. O projeto Esporte Social tem por objetivo democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer. Ele é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com faixa etária de 7 a 18 anos, pessoas com deficiência e idosos que estejam em situação de risco. A importância do projeto ganha corpo quando se ressalta seu caráter formativo-educacional, a fim de proporcionar oportunidade de práticas esportivas e de lazer com vistas à promoção de inclusão social e de saúde. Outras vantagens a serem ressaltadas: preservação de valores morais e o civismo; valorização das raízes e heranças culturais; conscientização de princípios sócio-educativos (co-educação, cooperação, emancipação, totalidade, participação, regionalismo); aquisição de valores de direitos e deveres; solidariedade; aprimoramento do desenvolvimento psicomotor e melhora do condicionamento físico.