Saúde - Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA 8ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FARTURA

Mesmo com a quantidade menor de votos, os dois vetos aos projetos de lei legislativos (PLL) 04/2019 e 11/2019 foram aprovados durante a sessão de câmara ocorrida na quarta-feira (22) em Fartura. O PLL 04/2019, apresentado por Bruno Guazzelli e Anderson Lima, solicitava a instituição do ensino de Língua Brasileira de Sinais – Libras na Rede Municipal de Ensino e o PLL 11/2019, apresentado por Doriveti Gabriel, concedia um dia de licença ao servidor público municipal para exames médicos de prevenção.Com o placar de três votos a favor e quatro votos contrários, as aprovações ocorreram pelo fato da necessidade de uma maioria absoluta (cinco votos) para derrubar os vetos. Os vereadores que votaram favoráveis aos vetos foram: Carlos Rizzo, João Buranello e Decinho Martins. Já os edis Fernando Pitukinha, Anderson Lima, Bruno Guazzelli e Edson Sarapiá votaram contra os vetos. Vale ressaltar que o vereador Doriveti Gabriel não participou da sessão por motivos de saúde e o presidente Isnar do Caminhão não precisou votar, pois só seria necessário o voto de minerva em caso de empate. O prefeito Tinho Bortotti alegou em sua justificativa que o PLL 04/2019 demandaria da contratação de profissionais qualificados aumentando a folha salarial, acarretaria na mudança da grade curricular e que o projeto é bastante vago no tocante de como seria implementado o ensino de Libras no município. Já o PLL 11/2019, o prefeito alegou que o direito à licença para tratamento da própria saúde já é previsto na legislação municipal vigente.Houve bate-boca entre os vereadores, que justificaram suas posições durante as discussões.