Cultura - Domingo, 24 de Fevereiro de 2019

CÂMARA APROVA PROJETO QUE DENOMINA ARENA DE RODEIO DA EXPOFAR COM NOME DO TROPEIRO DOMINGUINHO AMARO

Em mais uma longa sessão ordinária da Câmara Municipal de Fartura, na quarta-feira (20) os vereadores aprovaram, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei Legislativo que denomina a arena de rodeio da Expofar com o nome de “Domingos Amaro Silva”, o popular Dominguinho Amaro.Apresentado pelo presidente da Câmara Isnar do Caminhão, o projeto é uma homenagem ao tropeiro que leva o nome de Fartura em eventos por todo o Brasil e no exterior.“É totalmente justa essa homenagem ao grande Dominguinho Amaro”, comentou o autor do projeto.Já o Projeto de Lei Complementar 01/19 referente ao sistema tributário do município de Fartura foi aprovado, porém das cinco emendas apresentas, duas foram retiradas pelos autores Fernando Pitukinha, Anderson Lima, Edson Sarapiá e Bruno Guazzelli e as outras três rejeitas por cinco votos dos vereadores João Buranello, Decinho Martins, Carlos Rizzo, Doriveti Gabriel e o presidente Isnar do Caminhão.Durante as discussões o clima esquentou com trocas de acusações e justificativas pelos votos. João Buranello pediu cautela no momento de apresentar emendas e relatou que a Prefeitura foi prejudicada com a divulgação de forma incorreta que o IPTU sofreria um aumento acima de 40%.Edson Sarapiá acusou o Executivo de enviar o projeto sem os decretos que atualizaram os valores do imposto predial, por isso, houve dificuldades no momento de analisar o extenso documento. As discussões acaloradas ocorreram, porém no final o projeto passou sem emendas.Também foram aprovados os projetos de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos da Prefeitura e Câmara Municipal. Foi concedida a reposição inflacionária de 4,05% e mais um aumento real de apenas 0,12%, somados o reajuste foi de 4,17% e o Projeto de Lei Legislativo sobre a denominação do local que está sendo construído um espaço de lazer na esquina das ruas São Benedito e Santa Bernadete, Vila Nossa Senhora de Fátima, de “Praça Cristovão de Oliveira Souza”.Já os quatro projetos sobre criação de cargos no quadro da prefeitura receberam pedidos de vistas dos vereadores Sarapiá (2), Anderson e Bruno.DELIBERADOS – Os projetos deliberados durante a sessão foram: 0003-2019 que dispõe sobre denominação da via localizada ao final da Rua Sebastião do Amaral, na confluência inferior da bifurcação sentido rodovia estadual Engenheiro Thomaz Magalhães - SP – 287 de “Maria Euzélia Rocha de Andrade”; 0005-2019 que institui o Dia do Agricultor no município de Fartura; Projeto de Lei Complementar Nº 05/2019 que dispõe sobre a criação de cargo no quadro de pessoal da Lei Complementar Nº 05/09; Projeto de Lei Complementar Nº 06/2019 que dispõe sobre a criação de cargo no quadro de pessoal da Lei Complementar Nº 05/09; Projeto de Lei Complementar Nº 07/2019 – “dispõe sobre a criação de cargo no quadro de pessoal da Lei Complementar Nº 05/09”, Projeto de Lei Complementar Nº 08/2019 – “dispõe sobre a criação de cargo no quadro de pessoal da Lei Complementar Nº 05/09”; Projeto de Lei Complementar Nº 09/2019 – “Dispõe sobre a criação de cargo no quadro de pessoal da Lei Complementar Nº 05/09”; Projeto de Lei Complementar Nº 10/2019 – “dispõe sobre a criação de cargo no quadro de pessoal da Lei Complementar Nº 05/09”. Dos projetos deliberados, cinco receberam unanimidade de votos e três necessitaram do voto de minerva de presidente Isnar para serem deliberados (5 votos a favor e quatro contra).