.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Das 9h às 12h, e das 13h às 16h, de segunda à sexta-feira. E-mail: contato@camarafartura.sp.gov.br

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Administração - Terça-feira, 07 de Outubro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Câmara de Fartura aprova abertura de processo de cassação contra vereador e instaura CPI

Medidas foram tomadas a partir de questionamentos protocolados por cidadãos e seguiram os trâmites regimentais, assegurando o direito à ampla defesa e o respeito ao devido processo legal


Câmara de Fartura aprova abertura de processo de cassação contra vereador e instaura CPI

A Câmara Municipal de Fartura realizou, na noite de segunda-feira (6), a 15ª Sessão Ordinária de 2025, marcada por deliberações importantes no exercício de suas atribuições legais e regimentais.

 

Durante a sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade a abertura de processo de cassação do vereador Luiz Timburi (PSDB), em decorrência de denúncia protocolada junto à Casa. Além disso, foi instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na administração municipal.

 

As medidas foram tomadas a partir de questionamentos previamente protocolados por cidadãos e seguiram os trâmites regimentais, assegurando o direito à ampla defesa e o respeito ao devido processo legal.

 

Denúncias

O vereador Luiz Timburi foi alvo de duas denúncias distintas. A primeira foi protocolada por Lauro Dognani, que questiona a frequência do parlamentar nas últimas sessões legislativas, solicitando apuração por meio do Conselho de Ética da Câmara.

 

A segunda denúncia foi apresentada por Sérgio Garcia Stella, com base no inciso III do artigo 7º do Decreto-Lei 201/67, que trata de infrações político-administrativas.

 

Após leitura da denúncia em plenário e manifestação da Presidência da Casa, os vereadores deliberaram sobre a abertura de processo de cassação, que foi aprovada por unanimidade, atendendo ao quórum mínimo exigido.

 

Sildemar Fabro (PL) e Juliano Damásio (PSDB) serão presidente e relator da Comissão Processante, respectivamente. (Foto: Câmara Municipal de Fartura)

 

Comissão Processante

Com a aprovação, foi realizada a formação da Comissão Processante, por meio de sorteio, conforme determina o Decreto-Lei 201/67. A comissão, que terá duração de 90 dias corridos, será responsável por conduzir a apuração dos fatos e elaborar parecer conclusivo.

 

A composição da Comissão Processante ficou definida da seguinte forma:

 

Sildemar Fabro - PL (presidente),
Juliano Damásio - PSDB (relator),
Léo Maia - PSB (membro).

 

O processo seguirá os prazos e procedimentos legais, garantindo ao vereador investigado o direito à ampla defesa e ao contraditório.

 

Anderson Lima (PSD) será o presidente da CPI que investigará possíveis irregularidades da administração municipal. (Foto: Câmara Municipal de Fartura)

 

Comissão Parlamentar de Inquérito

Na mesma sessão, foi instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na administração do Executivo Municipal, conforme previsto em denúncia apresentada pelo cidadão Aguinaldo Jianetti.

 

A denúncia refere-se ao chamado “caso Tucunaré”, que está sendo investigado pelo Ministério Público, envolvendo uma empresa com sede na cidade de Assis. O inquérito corre em segredo de Justiça.

 

A CPI, que terá 60 dias corridos, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 60, foi formada nos seguintes termos:

 

Anderson Lima - PSD (presidente),
Professor Henrique - PT (relator),
João Buranello - PSDB (membro).

 

Por se tratar de prerrogativa da minoria, a instalação da CPI não exigiu votação em plenário.

 

Vereadores recebem orientações do advogado da Câmara de Fartura, Fernando Torresi. (Foto: Câmara Municipal de Fartura)

 

Legalidade e a transparência

A Câmara Municipal de Fartura reforça seu compromisso institucional com a transparência, a legalidade e a ética pública. Todos os procedimentos instaurados seguirão fielmente o Regimento Interno da Casa e a legislação vigente, resguardando os direitos das partes envolvidas e assegurando a responsabilidade no exercício da função legislativa.

 


Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Fartura

121 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies , Aviso de privacidade e Termos e condições gerais de uso.